É um procedimento diagnóstico que visa mensurar e descrever o perfil de desempenho cognitivo (atenção, memória, raciocínio, funções executivas, etc.), por meio de testes específicos, com objetivo de elucidar as manifestações comportamentais das funções cerebrais preservadas e/ou alteradas na ocorrência de lesões cerebrais ou na suspeita de disfunções cognitivas associadas a quadros neurológicos e/ou psiquiátricos. Questões de ordem médica, educacionais, jurídicas e de pesquisa requerem a realização da avaliação neuropsicológica.

Muitos objetivos podem ser alcançados pela avaliação neuropsicológica. Os resultados do exame auxiliam na identificação e na descrição de possíveis alterações psicológicas (cognitivas, comportamentais e emocionais), no grau de severidade das alterações identificadas, na localização de danos cerebrais, no diagnóstico clinico e diferencial entre diferentes transtornos (desordem neurológica, psiquiátrica, transtorno do desenvolvimento, condição de natureza não-médica), na avaliação de mudanças no padrão das alterações neuropsicológicas ao longo do tempo, no estabelecimento de prognóstico/progressão das alterações identificadas, no planejamento de intervenções para reabilitação cognitiva, no planejamento educacional e na orientação vocacional, na orientação da equipe de saúde, dos familiares e cuidadores, quanto às capacidades, limitações do paciente e intervenções possíveis.

– Avaliação Neuropsicológica no Adulto quando é indicada:

É indicada se houver uma desordem cerebral adquirida (traumatismo crânio-encefálico, acidente vascular cerebral, epilepsia, hidrocefalia, encefalites, encefalopatias em geral), na ocorrência de transtornos neuropsiquiátricos (depressão, ansiedade, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade – TDAH, TOC, esquizofrenia), no abuso de substâncias (álcool, drogas, intoxicações medicamentosas), na suspeita de alterações ou desordens relacionadas ao envelhecimento (envelhecimento normal, declínio cognitivo leve, quadros demenciais). São aplicados testes e escalas para avaliação dos processos de cognição e comportamentais para auxiliar no diagnóstico clínico e no planejamento de intervenções psicológicos e/ou de reabilitação cognitiva mediante encaminhamento médico.

– Avaliação Neuropsicológica Infantil quando é indicada:

É indicada em casos de desordem cerebral adquirida (traumatismo crânio-encefálico pediátrico, acidente vascular cerebral pediátrico, epilepsia, hidrocefalia, encefalites, encefalopatias em geral), na suspeita de transtornos do neurodesenvolvimento (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade – TDAH, transtorno de leitura e escrita-dislexia, transtorno da matemática, transtornos da aprendizagem,  transtorno da linguagem, transtorno invasivo do desenvolvimento, deficiência intelectual), na ocorrência de síndromes genéticas (síndrome de Down, síndrome do X-frágil, síndrome de Willians, dentre outras), na ocorrência de transtornos neuropsiquiátricos na infância (depressão, ansiedade, TOC, esquizofrenia). São aplicados testes para avaliação dos processos de cognição, para auxiliar no diagnóstico clinico e diferencial dos transtornos relacionadas à infância e na orientação de tratamentos e intervenção pedagógica.