Ação Positiva

Empresarial

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAL

Diariamente somos submetidos a avaliações, a juízo de valores. Dentro do processo de recrutamento e seleção, mesmo que o candidato não esteja efetivamente sendo avaliado por um teste específico, desde o momento em que se inicia o processo, o mesmo se encontra em constante processo avaliativo. Essa deve se constituir a premissa básica do processo de recrutamento e seleção de pessoas. O psicólogo surge nesse processo como um profissional com o instrumental necessário para essa tarefa.

As empresas estão cada vez mais criteriosas em relação ao recrutamento e seleção de pessoal para o provimento de seu quadro de efetivos. Além dos custos envolvidos nessa tarefa, o que elas buscam, na impossibilidade de encontrar profissionais já preparados, é utilizar processos de seleção eficientes na mensuração das capacidades e aptidões dos candidatos; visando lapidar suas potencialidades e adequá-las aos objetivos estratégicos da organização, que é o que faz a Ação Positiva. Basicamente é como a escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados para um processo seletivo, aqueles mais adequados aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal. O papel primordial dos nossos selecionadores de pessoal é: garantir, enquanto estratégia de gestão de Recursos Humanos, a eficiência das atividades mediadas por organismos dentro das organizações mantendo ou elevando a produtividade via seleção de perfil psicológico.

PALESTRAS, EVENTOS E WORKSHOPS

Realizamos palestras em diversos temas e abordagens, bem como participamos junto da sua empresa em feiras e eventos corporativos, com consultoria, palestras, organização e desenvolvimento humano.

Realizamos workshops que pretendem capacitar os profissionais e as pessoas leigas para o desenvolvimento de Programas Psicoeducativos no âmbito dos diversos tipos de doenças e situações psicoemocionais e psicossociais.

TREINAMENTO E CONSULTORIA

TREINAMENTO ORGANIZACIONAL

A finalidade do Treinamento Organizacional é desenvolver as habilidades e os conhecimentos das pessoas da organização, de maneira que venham a desempenhar seus papéis de forma efetiva e eficaz.

CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

As várias funções que constituem uma organização são sempre permeadas pela interação de pessoas, e a organização nunca pode escapar aos aspectos humanos nela existentes. Enquanto as organizações forem como redes formadas por pessoas, haverá processos humanos entre elas. Quanto melhor esses processos são percebidos e compreendidos, maiores são as oportunidades de encontrar soluções para os problemas e promover o desenvolvimento da organização. Esta transformação dependerá principalmente do desejo do cliente, podendo ser facilitada pelo serviço de consultoria.

Consultoria organizacional é, então, assistir o cliente nas suas necessidades, identificando problemas, decidindo que forma de ajuda se faz necessária, diagnosticando e implementando programas de ação ou mudanças concretas na cultura empresarial, enfim, apoiando a organização no cumprimento de sua missão. O consultor organizacional nas áreas de treinamento e desenvolvimento é, antes de tudo, um especialista, em aspectos humanos nos níveis individual, interpessoal e intergrupal.

LEVANTAMENTO OU DIAGNÓSTICO

Diagnóstico organizacional é uma radiografia da situação atual da empresa e de seu sistema de gestão. Pode ser desenvolvido com uma abordagem mais geral de todo o contexto da gestão ou ter focos específicos em determinados processos. Segundo Rosa (2001, p. 10) o diagnóstico permite uma visão integrada e articulada da organização ou de um problema específico, resultando em mais agilidade para superar os obstáculos, melhor direcionamento dos investimentos, posicionamento mais claro para maior mobilização e envolvimento das equipes para atingir os objetivos esperados, precisamos saber de onde os problemas vêm e por quê.

Entre em contato

+ artigos